Pastor Elcio Lourenço

Mensagens do Eterno para o seu coração

Textos


Teoria da predestinação


Dá pra gente acreditar que o futuro já está escrito?

Será que se aconteceu assim é porque tinha de ser daquele jeito?

Estas são perguntas que permeiam o imaginário de muita gente, principalmente quando as coisas estão difíceis ou dão errado.

Sempre me mostrei contrário à tese da predestinação. Não por uma questão ideológica, mas sim em face da evidência da Palavra de Deus, que esclarece acerca da responsabilidade pessoal de cada um de nós (Romanos 14:12).

De fato, a opção nos é dada a cada momento, e desde a antiguidade é assim:

"Vede, hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;" (Dt 11:26)


O texto pode parecer chocante à primeira vista. Porém, ele reflete a realidade - não de um Deus punitivo - mas das consequências naturais e automáticas das escolhas conturbadas que, aqui e ali, fazemos.

Muitas vezes tive a oportunidade, não muito feliz, de ver pessoas alardeando ter uma herança de nascimento, que lhe conferia uma bênção irremovível, ou uma profecia de ser ele(a) um(a) grande servo(a), um(a) escolhido(a).

Ocorre que embora o Senhor deseje o bem e a salvação de todos, isso pode ser desperdiçado, mesmo para os "herdeiros naturais", como foi o caso de Esaú, que vendeu sua primogenitura e perdeu a chance:

"Ninguém seja devasso, ou profano, como foi Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.
  Depois, como bem sabeis, querendo ele ainda herdar a bênção, foi rejeitado. Não achou lugar de arrependimento, embora com lágrimas o tivesse buscado." (Hebreus 12:16-17)


Dado o interesse do Criador, Ele investe em nos orientar, usando para tanto amigos, colegas, versículos, mensagens, OPORTUNIDADES mil. Olhe em volta.

Mas precisamos atentar para elas:

"Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações." (Hebreus 3:15)


Exatamente. Hoje é o dia no qual Deus está chamando você para uma caminhada diferente.

Pare um pouco para avaliar qual é sua condição diante Dele, na busca de ter no Eterno uma constante companhia.

Caso você opte por andar sozinho, poderá estar ditando para si  um futuro duvidoso e sem respostas adequadas.

Afinal, sem a ajuda divina, seus esforços serão debalde:

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele dá aos seus amados o sono." (Sal. 127:1-2).



www.pastorelcio.com



Pastor Elcio
Enviado por Pastor Elcio em 31/03/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras